[Libelo] “Para destruir a escolarizaçao”

frenteRecibimos na nosa caixa de correo e espallamos esta publicación que enviou un compa desde O Porto e que contén unha traducción ao portugués dun texto de Jan D. Matthews contra a escolarización.

Obrigadas ao compañeiro polo seu aporte!

Para ler online ou descargar o libro:

O texto original, escrito por Jan D. Matthews e datado de 2004, faz uma crítica radical da escolarização como processo de preparação para a vida em sociedade e, consequentemente, para uma vida em servidão. O texto dedica espaço a uma contextualização histórica da escolarização e a algumas das teorias que mais a marcaram, ao ensino universitário e à sua “miséria” e a pontuais episódios de resistência por parte de estudantes e respectivos familiares, em particular nos E.U.A., onde o processo de escolarização contribuiu para a colonização desse território.

Aqui ficam algumas citações:

“A organização dominante da vida consiste na criação de mitos que reflectem os valores capitalistas, (…) dos quais, aquele que mais se destaca é o mito do progresso.
Estudantes e sociedade progridem continuamente e o seu progresso consiste, fundamentalmente, na sua domesticação.”

“Ao serem apresentadas como algo que sempre existiu e evoluiu até aos dias de hoje, as escolas modernas parecem cada vez mais inevitáveis e parte da nossa “natureza humana”. A escolarização é tão necessária para a sociedade porque esta é constituída por uma ordem social em que os indivíduos são subordinados a uma colectividade. Dita ordem social, a das sociedades civilizadas, é mantida pelas respectivas relações sociais e pelo governo, que são pré-requisitos para o desenvolvimento da escolarização.”

“A escolarização é vista como algo bom. Os desescolarizados são encarados como incompletos, como se algo lhes faltasse para funcionarem plenamente, para serem seres-humanos plenos. Desde Platão, passando por Comenius até Kant, que a humanidade é algo que se impõe aos mais novos. Até Paulo Freire, o favorito dos esquerdistas, acredita na “pedagogia humanizadora”…”

Advertisements

Unha resposta to “[Libelo] “Para destruir a escolarizaçao””

  1. Obrigado pela disponibilização do texto. Saudações antiautoritárias!

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair / Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair / Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair / Cambiar )

Google+ photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google+. Sair / Cambiar )

Conectando a %s

%d bloggers like this: