Onde está o líder?

pic08Todos somos inseguros, ninguém sabe ao certo como a vida deveria ser vivida. Mas, estranhamente, assumimos que existem pessoas que o sabem e, portanto, que são capazes de nos guiarem. Esta ânsia por alguém-que-tudo-sabe é cultivada; poderíamos apontar uma interminável lista de pessoas que lucram com ela e que nela baseiam a sua profissão, de instituições que dela retiram a sua existência.

Não menos significativos são os demorados e custosos procedimentos para a selecção de líderes. A democracia é, de longe, o mais notório, a comunidade empresarial tem todo um culto de seminários e cursos de liderança, o Vaticano recorre ao fumo branco. Tais procedimentos contribuem para a crença no líder. É necessário que assim seja, pois sem crença não há liderança. Vez após vez esperamos que alguém tenha a solução para os problemas que emanam da nossa vida pessoal, para a instável existência desta organização de que fazemos parte, para o caos que por definição é vivermos juntos.

Que seja impossível tal pessoa existir parece evidente, mas isso não nos entra cá dentro. Sem veneração ninguém tomará a liderança, sem a vontade de nos livrarmos das incertezas ninguém confiará num líder. A miséria e a catástrofe são muitas vezes a consequência. Os excessos são a norma; líderes que recebem um acréscimo de veneração e perdem todo o contacto com a realidade, pessoas que colocam toda a sua fé nas mãos de charlatões, demagogos e tiranos.

Nos tempos que correm o apelo à liderança guincha-nos novamente aos ouvidos, mas cada líder simplesmente constrói castelos de areia. Obras em detrimento de muitos e, quando a maré tiver lavado todas as ilusões, para desencanto dos crentes. Existe uma outra possibilidade; desertar das multidões de seguidores, descobrir os caminhos de agires por ti mesmo e fazer frente a quem te pretende subjugar. Saltar para o desconhecido.

Despreza a autoridade

Texto atopado nas ruas de Porto em forma de cartaz durante estes dias

Advertisements

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair / Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair / Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair / Cambiar )

Google+ photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google+. Sair / Cambiar )

Conectando a %s

%d bloggers like this: