“El Irresponsable” de Pedro García Olivo

O quê é “El Irresponsable” (O Irresponsável)? Um ensaio? Uma obra de narrativa? Um tratado de filosofia? Uma proposta poética? Não saberíamos dizê-lo, ainda que tenha muito de tudo isso.

Pedro García Olivo se subleva contra a forma “moderna” de ensino, contra os educadores “progressistas”, contra os inconfessáveis propósitos políticos de todo Reformismo Pedagógico. Povoa seu livro de imagens, de metáforas, de alegorias; o toque de poesia e de tragedia; se rodeia do discurso dos demais, se deixa acompanhar pelas vozes de seus queridos inspiradores, poetas românticos e escritores malditos em primeira linha (Rimbaud, Baudelaire, Blake, De Quincey, Wilde, Artaud, Genet, os presos de Fontevrault; ainda que também Nietzsche, Van Gogh, Kropotkin, Bakunin, Bataille, Brecht, Lawrence, Godard); converte cada capítulo em uma viagem por terras desconhecidas, mas uma viagem realizada pelo prazer do trajeto, do percurso e não sob a exigência de chegar com prontidão a um ponto determinado; e propõe, ao fim, quase o inadmissível, o intolerável, o monstruoso, algo que tem que ver com a loucura, com o terror, com a arte: uma prática rigorosamente criminal da docência, encaminhada à consecução da Expulsão.

Ler “El Irresponsable” é uma aventura desconcertante. Suas teses, irremediavelmente polêmicas, podem abrir feridas a um flanco e a outro da Opressão, entre os adoradores do Sistema, mas também entre seus críticos. A “Linterna Sorda” devolve as asas da imprensa a um bonito livro diabólico, envolto em fotografias e grafitis sublimes.

Livro: El Irresponsable

Editora: La Linterna Sorda, Colección Rugido y carcajada, 3. Madrid 2016

Páginas: 128. Rústica 20×15 cm

Preço: 14.00€

Uma resenha da 

Advertisements

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair / Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair / Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair / Cambiar )

Google+ photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google+. Sair / Cambiar )

Conectando a %s

%d bloggers like this: