[Nantes] Mais de 60 mil pessoas foram às ruas protestar contra projeto de aeroporto

franca-nantes-mais-de-60-mil-pessoas-foram-as-ru-1

Comunicado de imprensa – Notre-Dame-des-Landes, 27 de fevereiro de 2016:

Diversos integrantes da luta de Notre-Dame-des-Landes (Coordenação de Oposições, COPAIn, ZAD…) organizadores da mobilização de sábado 27 de fevereiro de 2016 “pelo abandono do projeto do aeroporto e pela vinda da ZAD”, comemoraram o grande sucesso dessa jornada, embora organizada em tempo tão curto.

Vivemos hoje certamente a maior manifestação pela salvaguarda da área da Notre-Dame-des-Landes e para apoiar aqueles e aquelas que animam esta ZAD [Zona A Defender].

Os organizadores saúdam as mais de 60 mil pessoas que se deslocaram, algumas vezes de muito longe, para trazer apoio a esta luta emblemática contra um projeto inútil – baseado em mentiras, segredos e manipulações – ecologicamente e economicamente insustentável. O comboio vindo do leste era composto por cinquenta tratores – presença simbólica necessária para lembrar a questão da preservação das terras agrícolas – e em torno de mil pessoas de bicicleta que partiram de Arette.

A eles juntou-se, com muito festejo, a impressionante marcha vinda do oeste, festiva, musical e colorida.

Numerosas mensagens de apoio vieram de todas as partes (Alemanha, Itália, Turquia, Bélgica, Grã-Bretanha, Quebec…), e provam, se ainda há necessidade, que a luta em Notre-Dame-des-Landes agrega preocupações globais de direito de escolha da sociedade. A constatação da incoerência, entre organizar a COP21 [Conferência do Clima da Nações Unidas] e, meses depois, querer construir um aeroporto perto de uma cidade que já possui um, foi também por isso renovada.

O ambiente festivo que reinou durante toda a jornada não deve fazer esquecer a determinação decidida dos opositores para parar rapidamente os procedimentos e o abandono do projeto. As próximas semanas serão determinantes.

O anúncio do referendo sobre o projeto do aeroporto – o qual para a organização é no mínimo obscuro e discutível – não enfraqueceu a mobilização, pelo contrário.

Não vamos admitir nada. O aeroporto de Notre-Dame-des-Landes não será construído de jeito nenhum!

Fonte, mais fotos, vídeos: https://www.acipa-ndl.fr/actualites/communiques-de-presse/item/637-succes-incontestable-de-la-mobilisation-pour-l-abandon-du-projet-d-aeroport

Tradução de Allyson Bruno para a Agência de Notícias Anarquistas-ana

Advertisements

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair / Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair / Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair / Cambiar )

Google+ photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google+. Sair / Cambiar )

Conectando a %s

%d bloggers like this: