[Cuba] Apoio monetário ao Observatório Crítico

Da ANA recebemos esta petição de apoio à que damos pulo:

apoiomutuo1 Agora que as fronteiras estão se abrindo depois de muitos anos e se avizinha um tempo de mudanças, cheio de possibilidades e perigos para a sociedade cubana e talvez para todos. Queremos fazer ouvir nossas vozes, nossas propostas sociais e de cooperativismo autogestionado, e pedimos vossa ajuda para poder custear gastos de coordenação de nossa rede de coletivos e iniciativas sociais em Cuba.

Somos o Observatório Crítico Cubano. Nossos projetos incluem anos de trabalho pela Não violência, a luta contra o Racismo, os direitos do coletivo LGTB, a recuperação da Herança Originária indo e afrocubana, o Ecologismo, o desenvolvimento da Cultura informática Open Source, as comunidades de Apoio Mútuo em Saúde Mental, o apoio Educativo à Infância através de jogos não-competitivos e não-adultocêntricos, a criação e Investigação Cultural, a promoção do socialismo autogestionário, e a elaboração de Propostas de Construção do futuro de Cuba desde a perspectiva libertária.

Desde o Observatório Crítico Cubano trabalhamos em prol de um mundo onde o espaço público seja patrimônio de todas as pessoas, não de umas minorias com poder. Onde as decisões que afetam a toda a população não se discutem nem se tomam as costas da maior parte dela. Nesse mundo se reserva a mais alta estima às iniciativas dos moradores e moradoras que se reúnem espontaneamente para oferecer às comunidades seus melhores dons, através da arte, de ações ecológicas, da lembrança de tradições históricas e culturais, e da promoção da educação popular. Nesse mundo os que trabalham são verdadeiros donos de seus meios de produção. Contrário à lógica dominante de hoje, ali não se privilegia o lucro, a manipulação e a imposição da lei do mais forte, senão as formas de diálogo, de acordo e de busca de consenso sobre os temas importantes da vida social. Nesse mundo em construção se respeitam as consciências todas, e de maneira ecumênica, os representantes das diversas manifestações da espiritualidade participam, em plano de igualdade.

Que pretendemos fazer:

Em Junho deste ano pretendemos iniciar um pequeno Tour por alguns países da Europa (França, Espanha, e quiçá outros dois países ainda por definir) para participar em vários foros internacionais onde nos convidaram, nos quais poderemos difundir a realidade social e cultural de Cuba, pela primeira vez em muitos anos, desde o coração das pessoas da ilha e fora do discurso oficial do Estado Cubano ou de interesses internacionais que tentam silenciar a cotidiana luta do povo cubano por um mundo melhor e mais justo para si e para a humanidade. Para isso necessitamos vosso Apoio.

Que necessitamos:

– Pagar visas, impostos de aduana e passagens de avião a França a dois integrantes de nosso coletivo: 3000 EUR.

– Pagar o transporte de quatro pessoas para uns três ou quatro países por via terrestre: 1000 EUR.

– Pagar gastos de alimentação e hospedagem dessas quatro pessoas nestes países durante uns 20 dias que duraria o tour: 1000 EUR.

TOTAL: 5000 EUR.

Por que pedimos:

Não recebemos financiamento de nenhum estado, instituição oficial, ou ONG. Tampouco desejamos recebê-la, a fim de garantir nossa total independência e não subordinação a agenda externa alguma. Em ocasiões recebemos modestas doações de coletivos e pessoas afins a nossos princípios, de maneira desinteressada e incondicional. Tampouco nossas práticas geram lucro de algum tipo, muito pelo contrário.

É sabido, ademais, que com o salário médio dos cubanos (20 dólares mensais), é impossível cobrir os altíssimos gastos de uma viagem deste tipo.

Que daremos em troca:

• Não temos muito material para dar em troca, mas sim nossa gratidão e boa vibração.

• Para quem deseje tornar públicos seus nomes, teremos uma lista de agradecimentos em nossa web com aquelas pessoas que colaboraram em materializar este empenho.

• Ademais, se o permitem, incluiremos vossos correios eletrônicos em nossa lista de distribuição, de modo que possam receber os boletins emitidos por nossos coletivos.

Faremos chegar a cada contribuinte um resumo de nossa viagem, assim como um informe pormenorizado do uso que se deu aos fundos coletados.

Para informações sobre esta campanha: https://apoyoalobservatoriocritico.wordpress.com.

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair /  Cambiar )

Google+ photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google+. Sair /  Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair /  Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair /  Cambiar )

Conectando a %s

%d bloggers like this: